segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sonhos roubados



Sonhos Roubados, filme de Sandra Werneck, tem uma temática difícil. Apesar de recorrente em filmes brasileiros, e até batida, a dupla pobreza/violência continua sendo complicada de se retratar. Ainda mais se considerarmos que os personagens centrais são jovens mulheres. Facilmente, pode-se errar na dose. E foi o que aconteceu.

Buscando a aproximação com a vida de três adolescentes de uma favela carioca, a diretora peca pela tentativa de sensibilização, de mostrar que apesar do sexo, das drogas e da violência, elas são apenas meninas. Não são. Elas têm problemas de gente grande, agem como gente grande e, de vez em quando, mostram-se doces meninas. De vez em quando.

Jéssica (Nanda Costa) tem 17 anos, uma filha para criar e se prostitui para ter dinheiro, que é usado, entre outras coisas, para cuidar do seu avô. Sabrina (Kika Farias) também faz da prostituição fonte de renda, apesar de trabalhar em um bar durante o dia. Seu problema se agrava quando ela se envolve com um traficante – e engravida. Daiane (Amanda Diniz) completa o trio: é a mais nova, e com apenas 14 anos vê-se dividida entre a vontade de ter uma festa de 15 e ser reconhecida por seu pai e o caminho que seguem suas amigas. Sem contar com os abusos que sofre de seu Tio Peri, interpretado por Daniel Dantas.

Pedofilia, prostituição, gravidez na adolescência, tráfico de drogas, pobreza e violência são temas extremamente pesados mas que acabam sendo tradados sutilmente no filme. É como se tudo isso fizesse parte da vida daquelas garotas, fosse normal, e que o importante seja alcançar seu sonho – independentemente de como. A superficialidade com que são tratados os temas incomoda.

As meninas vendem seus corpos com uma facilidade sem tamanho. Poucos são os momentos em que a dor de se prostituir ou a melancolia aparecem. E se aparecem, acabam não bem aproveitados. Não há um aprofundamento na discussão e nem mesmo uma sensibilização por parte do público. A impressão é que, tamanha é a vaidade das garotas (conseguir uma calça jeans de R$49, ter uma festa de 15) que se prostituir compensa. Ou mesmo a pedofilia. Os dramas não recebem a proporção que deveriam ter. As lágrimas não comovem.

A tentativa de sensibilização é falha e os diálogos levam grande parte da culpa. Ao invés de naturais, eles acabam por servir, na maioria das vezes, como muletas para a continuidade da história. Diversos são os momentos em que explicações longas sobre fatos passados são dadas em meio às conversas, para que assim, o público possa entender o que levou as personagens àquelas situações. É o caso da cena do cemitério, por exemplo. Desnecessária.

O filme parece ser feito para expor o cenário cruel em que vivem meninas brasileiras, mas, definitivamente, não envolve o público. As histórias acabam por, apesar de trágicas, levando a clichês. A vida difícil que meninas reais vivem parece ser menosprezada na ficção. E o final colabora para esse desprezo.

Nenhum comentário: