domingo, 18 de abril de 2010

Melhor coisa


Amores não correspondidos certamente não são uma das melhores coisas do mundo. Devem estar entre as piores, até. No novo filme de Laís Bodanzky, justamente chamado As melhores coisas do mundo, o drama de paixões da adolescência - sejam elas quais forem - é retratado. Não só eles, mas também as dúvidas, incertezas, e problemas inerentes da idade. Com leveza - e diálogos - praticamente naturais.


O filme mostra alunos de um mesmo colégio em São Paulo, cidade que aparece com seus congestionamentos e seus muros grafitados. Nele, estão adolescentes em busca de uma identidade, algo próprio da fase. São meninos que lutam dia após dia para terem a certeza de quem são. Seja conseguindo o beijo daquela(s) garota(s) (ou daqule professor), escrevendo em seu blog, bebendo com os amigos, criando um grêmio no colégio - para se diferenciar dos outros, e assim, firmar-se como próprio.

Mano (Francisco Miguez), o protagonista, está cansado da bolha sem ar (como ele próprio define) que é seu colégio. Briguinhas e fofocas são aumentadas com a presença tecnológica - sms são trocadas com extrema rapidez, máquinas fotográficas registram cada segundo, que logo é multiplicado na internet - há até uma aluna que mantém um blog para isso. O bulling se intensifica e de uma hora para a outra, pode-se virar o "zoado da vez". Ninguém está imune. Nem a bonitona do colégio.

As cenas são rápidas, os conflitos aparecem e desaparecem com a mesma velocidade que se passa nossa adolescência. Tudo anda depressa. Até mesmo os momentos de reflexão da personagem mostram ao fundo, fast foward.

Se os problemas pelos quais passam as personagens podem parecer bobinhos a princípio, lembre-se: estamos falando da adolescência. Tudo é bobo se visto de fora. Agora e visto de dentro? É um furacão. E eles parecem crescer a medida que nos envolvemos com os personagens. O sofrimento de Pedro, irmão do protagonista, com o fim de um namoro. A angústia de Gabriela, melhor amiga de Mano, ao saber que o colégio todo descobriu seu segredo. A pressão que sente o personagem principal para perder a virgindade. Tudo parece exagerado. Mas não é.

Difícil não se identificar com os personagens. O roteiro faz com que saiam da boca dos adolescentes frases extremamente verdadeiras, verossímeis. A dor, a alegria, todos os sentimentos são válidos. A dificuldade de encarar a separação dos pais - e ainda mais o motivo pela qual se deu. A felicidade em tocar violão com os amigos, e cantar Something, dos Beatles. Tudo. Tudo é válido. Afinal, sem as piores coisas do mundo, não haveriam as melhores.

Um comentário:

Helena Küller disse...

Alice, parabéns pelo blog! Os textos são leves, divertidos, bem articulados e fazem pensar...Adorei!

Beijo!