quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Segredo de Mundo



A história é simples. Uma menina de cabelo azul muda-se para um casarão de mais de 100 anos, cheio de portas, janelas e com algumas coisas azuis - totalmente sem graça.

Somado a isso, há o fato dela ter pais que muito se importam com o trabalho e pouco se importam com ela. Junte alguns vizinhos estranhos, uma portinha secreta escondida atrás do papel de parede, a curiosidade da menina e, voilá!, bem-vindo ao mundo secreto de Coraline.

O tédio da garota leva à descoberta de uma outra realidade, em que o paralelo com "Alice através do espelho" é, praticamente, inevitável.

Se, em sua nova-velha casa, Coraline (e não Caroline, já que nomes comuns pressupõem pessoas sem graça) não tem o que fazer - e tampouco o que comer - em seu avesso, ela será recebida por pais atenciosos (e com olhos de botões), cheiro de comida, ratos dançantes, jardim com formato de seu rosto e musical de velhas-novas vizinhas.

Tudo é mágico, tudo é diferente. Mas também trágico, quando se descobre a verdadeira história em que ela se meteu, envolvendo bonecas espiãs, crianças fantasmas e uma terrível Outra Mãe.

O conto vai crescendo e, seja pelo efeito 3D ou pelo cheiro de doce que eu sentia vindo das guloseimas do menino sentado ao meu lado, acaba envolvendo a todos.

Visualmente incrível, a produção feita em stop-motion e baseada nos quadrinhos de Neil Gaiman, é capaz de levar adultos de volta aos sonhos de crianças, e as crianças às verdades dos adultos.

Com algumas passagens surreais, que, novamente, lembram o país maravilhoso de Alice, e cenas com um quê de assustador, o filme pode assustar os mais pequenos.

Sentada atrás de mim uma menininha, com óculos maiores que o próprio rosto, ansiava pelo primeiro filme no cinema. Os pais discorriam se colocá-la num 3D logo de cara não seria um trauma. Na saída, ela já não estava mais lá. Espero e acredito, que não. Impossível se traumatizar com Coraline.

2 comentários:

Felipe Lobo disse...

Nem tinha vontade de ver esse filme aí. Mas agora fiquei curioso!

Tulio Bucchioni disse...

Faço das palavras do Lobo minhas! Até me lembrei da infância...qual foi seu primeiro filme no cinema??

Beeeijo!