segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Pessoas e pessoas

Existem pessoas que se satisfazem em fazer outras felizes. Pessoas de bem, assim são chamadas. São aquelas que evitam brigas - e quando existem, até chegam a apartá-las.

Existem pessoas que não se preocupam em falar para outros o que Fulano ou Beltrano fez. Não se preocupam em espalhar fofocas. Aliás, pouco falam sobre pessoas - preferem colocar em pauta assuntos como animais, árvores, idéias, músicas e livros.

Existem pessoas que não acordam pensando nos terríveis afazeres domésticos - e acabam até se divertindo ao lembrarem do que terão que fazer durante o dia. São aquelas pessoas que não passam a vida reclamando do que têm que fazer, do que não têm que fazer, do que fizeram, do que deixaram de fazer e pior: do que os outros têm que fazer, do que os outros não têm que fazer, do que os outros fizeram, do que os outros deixaram de fazer.

Existem pessoas que sabem sofrer na medida certa. Certa a ponto de aprender. Depois que aprendeu, não tem porque sofrer. Já foi. São pessoas que não fazem do seu penar um penar alheio - não jogam seu fardo de culpa nas costas dos outros para assim, se sentirem aliviadas. Se sentem dor, aprendem com ela. Não tentam passá-la aos que estão ao seu redor. Não tentam se colocar em posição de vítima. São corajosas, essas pessoas. Ah, como são!

Existem pessoas que não veem porquê remoer erros passados ou mais, viver em tempos que não os presentes.

Enfim, são, normalmente, pessoas que se afastam de intrigas. Também são queridas. Pessoas queridas não precisam se auto-afirmarem para se sentirem amadas. Elas simplesmente sabem que o são e são porque demonstram o querer aos outros. São porque amam os outros.

Esse tipo de pessoa costuma fazer piada da vida - e não da menina gordinha ou do menino de óculos. Imagine elas subjulgando alguém, colocando um terceiro em ridículo, inventando mentiras a respeito dos outros! Não, não. Pessoas assim não fazem isso.

Pessoas assim são difíceis de encontrar.

Você, definitivamente, não é uma delas.

4 comentários:

Tulio Bucchioni disse...

Um pouco mais de vinho e teríamos uma teoria!

Assino embaixo o desabafo!
=***

Fontes disse...

Juro que eu tento pra caramba ser uma pessoa.

path.andrucioli disse...

élice,

cada vez mais eu gosto de ler oq vc escreve..
juro que qualquer dia, sem vc saber, eu mando esses seus textinhos pra serem publicados...

beijo

Maria Joana disse...

ai, me-mel.... assinei embaixo também, mesmo sem ter bebido o vinho.