domingo, 4 de dezembro de 2011

Roteiros: Barri Gotic

Ao lado esquerdo das Ramblas está o Barri Gotic, o bairro mais antigo de Barcelona, onde é possível caminhar pelas ruazinhas super estreitas e encontrar um monte de achados pelas lojinhas. 

Observe os detalhes das casas super antigas, as bandeiras catalãs penduradas nas janelas, o chão de pedra. 



Detalhe de muro no Bairro Gótico
A grande pedida do lugar é se perder: não adianta tentar se guiar por mapas porque em poucos deles constam todas as ruelas da antiga área onde tudo começou.

É possível chegar ao bairro gótico 
a partir da Plaça Catalunya e evitando a famosa rua dos "artistas e flores". O jeito é descer pela Carrer Portal de l'Ángel (o shopping a céu aberto). Assim, você estará a poucos passos da Catedral de Barcelona - super central.

Interior da Catedral de Barcelona
Em alguns horários a entrada é gratuita. Vale a pena visitá-la. Meninas, não se esqueçam de se cobrir - caso contrário vocês serão barradas educadamente pelo guardinha e o jeito será ficar sentada ao pé da escada, ouvindo algum músico de rua tocando violão (o que também não é mal pedida, btw). 

Adentrando pelo Barri Gotic, é capaz que você encontre a
 praça Sant Felip Neri. Tranquila - caso não seja horário de saída ou entrada das crianças no colégio que tem ali - ela pode até ser chamada de um "reduto de paz" naquele bairro: o que contrasta claramente com o seu passado.

Horário de saída da escola, na Plaça Sant Felip Neri. Ao fundo, muro com marcas de fuzil
Repare nos muros ao seu redor: eles contém marcas de balas. Contra aquelas paredes, muitas pessoas foram fuziladas durante a Guerra Civil. É tenso, muito tenso. Observar o muro é como ver um pedaço da História passando pela sua cabeça. 

A Plaça del Rei também fica por ali. Em uma
das casas que a circundam, há um bar. Ele fica no segundo andar, subindo a escada estreita. E é fantástico. Para quem gosta de jazz, vale a pena conhecê-lo. É o Pipa Social Club

Caminhar pelo Barri Gotic também é encontrar as ruínas romanas. É tomar um chocolate quente na rua Petritxol. É acompanhar rodas de sardana, a dança típica catalã, na Plaça Sant Jaume. 



Plaça Sant Jaume, durante Dia de Santa Eulália, a padroeira da cidade
É tirar fotos na Carrer del Bispe. É ouvir músicos tocando, perdidos entre as vielas. É descobrir a fase jovem do Picasso, no museu de mesmo nome. É ver como você está pisando na História, no Museu de Historia de Barcelona

É deparar-se com o passado, em eterno contraste com o presente.


Nenhum comentário: