quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Glimmering, Glistening, banishing the darkest night

-Você conhece bem a banda?

Foi o que me perguntaram. Eu, com essa mania de jornalista-sabe-tudo, óbvio que respondi: "Ah, sim!".

Pois é. Saí do show com a ligeira sensação de que precisava ter respondido "Talvez". Mas isso não fez com que eu passasse o tempo todo pensando "que podre, mais uma música que eu não conheço". Muito pelo contrário. Por quê? Porque elas são envolventes. Essa é a palavra. Ou melhor, algumas são até soothing. Não tem como reclamar.

Belle and Sebastian é capaz de nos abraçar. E esse abraço pode ser um daqueles de quando você está muito feliz, tipo o de quando vê alguém que você gosta muito. Mas pode ser também aquele abraço que te aconchega na fossa. E todos esses abraços são encontrados em uma música só - ou em várias, espalhados. Na verdade, é como se um monte de sensações se juntassem em uma melodia (ou em um show) para que, no fim, você saia se sentindo simplesmente... Bem.

Bom, o Via Funchal ficou repleto de meninas cujo traje vestido + meia calça + sapatilha era quase obrigatório. Tá, eu também estava vestida assim, mas foi sem querer, juro. Para os meninos, obviamente, camisa xadrez ou listrada. Apesar das 5 mil pessoas que a assessoria de lá afirmou, não achei que estava cheio. De jeito nenhum. Parecia até que estávamos todos... Sei lá, em casa. Bem acomodados.

Tanto é assim que o próprio Stuart Murdoch, vocalista, saía perambulando pelo local - ele não só desceu à pista premium como conseguiu chegar a nós, os mortais da pista comum (que empobreceram com o preço do ingresso, aliás). Ou então, ele chamava alguns fãs para subir ao palco. À propósito, um deles deu um show - dentro do show - com sua dança.

A banda e o público se aproximaram em diversas ocasiões. E algumas delas foram bem clichês, como na tentativa de puxar o coro da platéia em I'm not living (medo: eu estou ouvindo o set list do show e quando comecei esse parágrafo ESSA MÚSICA COMEÇOU A TOCAR) ou quando eles jogaram coisas para os fãs. (No caso, eram bolinhas de futebol americano autografadas, afinal, baquetas é uma coisa tãaao last season...).

Pensando bem... Acho que posso dizer que conheço, sim, a banda. Pelo menos agora eu até sinto como se fôssemos velhos conhecidos... Mas que, incrivelmente, conseguem se supreender a cada dia. Sabe?

[Deixo vocês com a música que fiquei esperando até o último minuto e... É, não tocou. (Quem sabe daqui a 10 anos)]

4 comentários:

Ana Paula Saltão disse...

Eu amo tanto Belle and Sebastian... Um amigo muito querido me apresentou numa hora muito peculiar da minha vida e me abraçou.. x)

Se eu soubesse que você ia, teria mandado me ligar no meio do show!

Ana Paula Saltão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nathan Wang disse...

Gostei da repaginada Lice! E da metéria também, pena que perdi o show.

Alice Agnelli disse...

Aaah, Paulinha e Nathan, vcs iam ter gostado. De verdade!

=)